Repetição espaçada: a minha técnica favorita para reter informação

Já ouviste falar em repetição espaçada? Sabes o que implica e a diferença que faz na tua aprendizagem? Se respondeste que “não” a estas duas perguntas, continua a ler este artigo em que partilho contigo o que sei sobre esta valiosa técnica.

NOVO = MEMÓRIA A CURTO PRAZO

Quando te deparas com conteúdo novo, é a tua memória a curto prazo que se chega à frente. Se quiseres transferir essa informação para a tua memória a longo prazo e desafiar a curva do esquecimento, vais ter de praticar durante algum tempo. Para te ajudar neste processo, deves utilizar a técnica da repetição espaçada

LEITURAS RECOMENDADAS:

  • Os principais sistemas de memória do teu cérebro [brevemente]
  • A curva do esquecimento [brevemente]

REPETIÇÃO ESPAÇADA

A técnica da repetição espaçada consiste em repetir a informação que queres reter no teu cérebro e espaçar essa repetição. Vou dar-te um exemplo. Imagina que estás a estudar um idioma e estás a aprender novo vocabulário. Repetir essas palavras no decorrer de vários dias será muito mais eficaz do que repeti-las 50 vezes no mesmo dia. 

Aprender é como construir uma parede de tijolo. Se não deres tempo ao cimento para secar, ou seja, tempo para que as conexões entre neurónios se formem e fortaleçam, não vais ter uma estrutura de aprendizagem sólida.

AGARRA ANTES QUE FUJA

Já te aconteceu pensares que tinhas percebido a matéria quando ela foi dada em aula mas quando voltaste a ela foi como se estivesses a começar do zero? Isto acontece porque, sem repetição espaçada, os teus processos de dissipação naturais eliminam essas fracas memórias durante o sono.

LEITURAS RECOMENDADAS:

  • O papel do sono na aprendizagem [brevemente]

COMO EU APLICO ESTE MÉTODO

Se já me acompanhas há algum tempo, sabes que o Notion é a ferramenta que escolhi para organizar a minha aprendizagem. Com base no que tenho aprendido sobre aprendizagem, desenvolvi os meus próprios templates para aplicar este método que atualmente vejo como indispensável no meu estudo. 

Aqui podes ver a base de um deles:

COMO UTILIZAR

1.º BLOCO - MATÉRIA

Neste espaço, deves colocar a matéria/conteúdo em questão. Por exemplo, “Cumprimentos e despedidas em espanhol.”

2.º BLOCO - Disciplina/cadeira/curso

Aqui deves colocar a disciplina, cadeira ou curso a que a matéria em questão está associada. Por exemplo, “Curso de Espanhol”. Podes mudar-lhe a cor e selecionar a mesma opção sem ter de voltar a escrever o nome. De seguida, poderás ver exemplificações dos dois últimos aspetos mencionados:

ALTERAR A COR
SELECIONAR OPÇÃO PREVIAMENTE INSERIDA
3.º BLOCO - DATA

Neste espaço, deves colocar a data da tua primeira interação com a matéria/conteúdo em questão, que provavelmente será na aula ou numa sessão de estudo. 

1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª Repetições

Todos estes blocos são compostos por caixas de seleção. O que quer isso dizer? Imagina que hoje falaste na aula sobre “O alfabeto espanhol”. A tua primeira repetição vai ser na sessão de estudo do dia seguinte. Quando essa primeira revisão estiver feita, seleciona a caixinha do bloco “1.ª Repetição”.  No bloco “Próxima Repetição” (último que aparece na imagem abaixo) aparece automaticamente uma nova data, que será a data da tua próxima repetição.

O mesmo vai acontecer com os restantes blocos de repetição:

PRÓXIMA REPETIÇÃO

Não tens de fazer qualquer alteração neste campo visto que, como foi já mencionado, é aqui que a data da tua próxima repetição se altera automaticamente. 

NÍVEL DE CONFORTO COM A MATÉRIA

Aqui deves selecionar qual é o nível de conforto que tens com a matéria (entre 1 a 5 estrelas). Para saberes qual é, deves testar os teus conhecimentos primeiro.  

ANEXOS

Aqui poderás, se quiseres, anexar os ficheiros dos teus apontamentos, por exemplo. Assim, quando fores fazer uma repetição, não precisarás de procurá-los. 

ATENÇÃO! Se criares conta com o teu e-mail de estudante, tens acesso de forma gratuita ao Plano Personal Pro que, por sua vez, não tem limitações de upload de ficheiros. No entanto, se tiveres a conta mais básica – Personal – tens um limite de 5 MB no upload de ficheiros, o que não chega para muito e te limitaria no uso deste bloco do template.

ORGANIZAR REPETIÇÕES COMO EU

Como compreendo os desafios que enfrentas diariamente, decidi disponibilizar este template por 5€. Tenho a certeza que impulsionará a tua organização e o teu estudo, desde que não negligencies a sua importância e necessidade de utilização diária.

Não te esqueças: a repetição espaçada vai ajudar-te a voar mais alto.

Leave a Reply

Previous Post
Como preparar o próximo ano letivo
Next Post
Como definir objetivos sem comprometer a aprendizagem